Chakras, o que são?
KOSHAS, NADIS E CHAKRAS
Antes de entrar no mundo dos chakras devemos considerar os cinco corpos que compõem o ser humano:
- Annamaya kosha: envoltura ou corpo ilusório feito de alimento.
- Pranamaya kosha: envoltura ou corpo ilusório feito de prana ou energia vital.
- Manomaya kosha: envoltura mental ou corpo ilusório feito de pensamentos.
- Vijñanamaya kosha: envoltura psíquica ou corpo ilusório feito de conhecimento.
- Anandamaya kosha: envoltura ou corpo ilusório feito de felicidade ou bem-aventurança.
As nadis são os canais psíquicos por onde circulam as energias internas e formam uma extensa rede que se interconecta por todo o corpo energético (pránamaya kosha). Os chakras são os centros psíquicos que se encarregam de gerar, absorver, acumular, transformar e distribuir a energia. Realizam a comunicação e o intercâmbio entre o corpo sutil e o corpo denso e entre o corpo sutil e corpo causal. Por centros de consciência ou chakras, o prána pode transformar-se em energia vital para o corpo físico ou converter-se em energia psíquica para os outros corpos. Podemos dizer dizendo que os chakras geram, transforma e distribuem a energia, sendo um ponto por onde passa de um plano a outro.
As nadis constituem-se de canais psíquicos energéticos que se estendem por todo o corpo. Não há como conceber as nadis como canais psíquicos como uma espécie de tubo por onde se move o prána, já que a nadi é o próprio fluxo de energia com um trajeto determinado. Estes fluxos ou correntes circulam regidos pelo movimento do Sol e da Lua, a atividade que se está realizando e outros fatores. Exemplo de Nadis que utilizamos diariamente na prática de yoga são Ída e Píngala; à fossa esquerda (ida) está ligada ao hemisfério direito que é responsável pela orientação do espaço, a percepção psíquica, a intuição, a criatividade, a sensibilidade artística, etc. A fossa direita (pingalá) está vinculada ao hemisfério cerebral esquerdo que se encarrega da análise lógica e matemática: a mente racional. Cada nadí proporciona energia a seu hemisfério associado de forma que a atividade cerebral se vê condicionada pelo fluxo das nadís e da respiração nasal.
Dessa maneira, entendemos como chakras as rodas ou círculos que, no corpo humano, servem como centros reguladores do maquinário corporal, da nossa energia vital. Os primeiros registros sobre os chacras surgiram nas antigas escrituras hindus Upanishads por volta de 600 a.c. No entanto, acredita-se que este conhecimento tenha sido transmitido oralmente de geração em geração dentro da cultura hindu durante muitos anos antes de ser registrado, embora não seja possível precisar por quanto tempo isso ocorreu.
Por intermédio dos chakras o corpo físico recebe a energia vital. São neurotransmissores conectados com nervos, hormônios e emoções. Quando ele está aberto recebe informações captando dados do meio ambiente. Quando ocorre o bloqueio em um dos centros energéticos ele passa a não captar energia suficiente para o corpo e, entrando em desequilíbrio, ocasiona assim várias doenças emocionais ou físicas.
— — — — — —
Essa foi a introdução do trabalho final que fiz na minha Formação em Yoga. Continuarei a subir de maneira resumida os meus aprendizados em Chakra Yoga, Reiki, Meditação e Aromaterapia. È possível fazer uso delas na hora de praticar yoga para elevar a experiência e torná-la ainda mais maravilhosa!